sábado, 12 de janeiro de 2013

TIPOS DE PAPÉIS PARA ORIGAMIS



papel camurça
Para fazer origami podemos usar qualquer tipo de papel, mas é claro que com o treino e o desenvolvimento nas técnicas vai-se aprimorando tanto a sensibilidade no tato e na escolha do papel quanto no melhor modelo para se fazer usando este ou outro papel.
Papéis temos aos montes: papel sulfite, papel camurça, papel vegetal, papel fantasia, papel espelho, papel de seda, papel colorplus, papel colorset, até papel para presente etc e todos podem seu usados.
O que diferencia cada tipo de papel é a sua gramatura, o peso do papel, ou melhor se o papel é grosso ou mais fino. Daí quando vamos a uma papelaria e pedimos um papel para origami lá vem o vendedor perguntar se queremos esta ou aquela gramatura.
papel sulfite Chamex 75g 
Papéis mais finos estão entre 30 e 60 g, o nosso velho papel sulfite é de 75 g (papel A4 ou ofício que usamos na escola), papéis médios estão entre 90 e 120 g, e papéis mais pesados de 150, 180 e até 240 g.
No meio origamista é chamad de papel sanduíche, pois consiste em duas folhas de qualquer tipo de papel (geralmente uso seda ou outro papel leve) colados em uma folha de papel alumínio (o mesmo papel alumínio que a gente usa muito na cozinha), daí o nome, sanduíche.
As vantagens de se usar o papel sanduíche está na durabilidade do modelo, sem ser necessário qualquer outra intervenção para preservar o modelo - alguns origamistas envernizam as peças, outros utilizam resinas etc).
papel vegetal
O papel sanduíche ajuda na postura dos modelos, nas formas de profundidade, curvatura, porém tem de tomar cuidado, pois se errar a dobra ele acaba ficando amassado demais. 
Hoje em dia é mais fácil encontrar papéis importados para origami, que já vêm cortados no formato quadrado e com diversas estampas, sendo a maioria chinesa, japonesa e coreana. Aqui em São Paulo é facil de encontrar no bairro da Liberdade.
Pra quem está interessado em começar a fazer origami, eu sugiro que use papéis mais comuns, como papel fantasia e sufite colorido, pois é barato e quando se está aprendendo tem de dobrar muitas vezes o mesmo modelo.
Por falar nisso eu recomendo que se dobre no mínimo umas 5, 10 vezes o modelo para memorizar a seqüência de dobras.

2 comentários: